top of page

Grécia: manifestações e greve!

Atualizado: há 1 dia


Violentos confrontos entre manifestantes e forças da ordem ocorreram no domingo, 26 de janeiro, à margem dos protestos em Atenas e Salônica. As vítimas, os políticos da oposição e os sindicatos haviam convocado manifestações, eles denunciam as mentiras do governo após um grave acidente de trem que ocorreu perto da localidade de Tempi, uma colisão frontal entre um trem de cargas e um trem interurbano em 28 de fevereiro de 2023, causando 57 mortes e 85 feridos. O governo fez de tudo para se isentar de sua responsabilidade, colocando essa carga sobre o condutor. As forças da ordem reprimiram as manifestações, fazendo uso de gás lacrimogêneo e golpes de cassetete; os manifestantes responderam com lançamentos de coquetéis Molotov e pedras. Protestos também ocorreram em muitas outras cidades gregas. Uma pessoa foi presa em Atenas.

Sexta-feira, a Grécia comemorou a colisão ferroviária de 28 de fevereiro de 2023 em um contexto de raiva em relação ao governo Mitsotakis. Nesta quinta-feira, um relatório esmagador da agência grega de segurança da aviação e dos caminhos ferroviários revelou a destruição de provas cruciais nos dias que se seguiram ao acidente. Esse relatório pesa fortemente sobre a raiva dos gregos. Em Atenas, mais de 180.000 pessoas se reuniram diante do Parlamento. As forças da ordem, mobilizadas em massa, atacaram a multidão tentando reprimir a raiva desta. Pedras e coquetéis Molotov foram lançados sobre a polícia, que respondeu lançando gás lacrimogêneo e jatos d'água. Trinta pessoas ficaram feridas durante essas violências e 27 foram presas.


Em todo o território, mais de 325.000 pessoas se reuniram, o que ultrapassa amplamente as manifestações que aconteceram após o acidente ferroviário de 28 de fevereiro de 2023, no qual 57 pessoas perderam a vida, e as manifestações seguintes, todas reprimidas pelas forças da ordem. Neste dia de greve geral de 24 horas muito seguido, os transportes ficaram parados, as escolas, as universidades e as administrações permaneceram fechadas. No centro de Atenas, a maioria das lojas e cafés baixou suas portas em sinal de solidariedade.

Confrontos eclodiram na noite de sábado pra domingo (12-13 de abril de 2025) no bairro de Exarchia (Εξάρχεια) em Atenas, militantes autônomos presentes em um parque para um concerto, após terem deixado os locais festivos, atacaram uma delegacia de polícia com coquetéis Molotov, fogos de artifício e pedras. Os confrontos se espalharam rapidamente para as ruas adjacentes. Vários carros e motos em estacionamento também foram incendiados. Em causa, o protesto ligado a um acidente de trem ocorrido há pouco mais de dois anos e que causou 57 mortes, o que já havia dado lugar a uma greve geral em fevereiro. A polícia de choque chegou ao local e fez uso de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Mais de 70 prisões foram contabilizadas.

Se inscreva em nossa newsletter

Receba em primeira mão as notícias em seu e-mail

Seu e-mail
Se inscrever
bottom of page