top of page

Sede do partido Republicano é incendiada por molotovs no Novo México (EUA)

Atualizado: 13 de abr.





Em resposta às medidas fascistas de sequestro, deportação e encarceramento de imigrantes do governo Trump, uma quantidade ainda não identificada de molotovs foi atirada na sede do partido republicano no Novo México, sul dos EUA. As comunidades de imigrantes, organizações negras, organizações de trabalhadores, têm se organizado para proteger e impedir os ataques da agência policial ICE (Immigration and Customs Enforcement(1)) subordinado ao Departamento de Segurança Interna dos EUA contra cidadãos imigrantes. 

O ICE lançou uma campanha civil militar aos acusados inimigos políticos do governo como: estrangeiros, principalmente árabes e latinos, ativistas políticos e estudantes que se somaram nas manifestações pró Palestina nas universidades em 2024 e 2025. É este o caso do estudante Mahmoud Khalil, ativista preso pelo governo por participar do acampamento na Columbia University. E o caso emblemático da estudante turca Rumeysa Ozturk, sequestrada por agentes mascarados do ICE a luz do dia enquanto andava na rua.

O que o ICE repetiu foram cenas da época do nazismo, onde vizinhos, professores, médicos e toda a sociedade era incentivada a denunciar os indesejados e punida em caso de solidariedade. Um caso que chamou muita atenção foi de uma professora do ensino básico que denunciou seu aluno e sua família. 

Além dos protestos pró-palestina e em denúncia a prisão dos estudantes, o povo estadunidense demonstra a sua força e organização pela proteção dos perseguidos. A greve dos trabalhadores da Amazon contra um dos principais financiadores do governo, Jeff Bezos. Também o boicote e ações de explosivos contra a Tesla do nazista Elon Musk. E agora, a resposta em forma de molotovs na sede do partido Republicano (Trump) no Novo México. Na parede também encontra-se a pichação "ICE=KKK", igualando a entidade ao grupo fascista - supremacista branco e xenofóbico - Klu Klux Klan, conhecido pelas suas roupas brancas e máscaras pontudas. Onde se organizam até hoje policiais, políticos, representantes de associação de bairros ricos e fascistas de todos os tipos. 


  1. Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos




Se inscreva em nossa newsletter

Receba em primeira mão as notícias em seu e-mail

Seu e-mail
Se inscrever
bottom of page